Coordenação:
Fabio Deboni: Ministério da Educação. Brasil
Diosmar Filho: Rede de Juventude Pelo Meio Ambiente. Brasil
Fabio Deboni: Ministério da Educação. Brasil
Diosmar Filho: Rede de Juventude Pelo Meio Ambiente. Brasil
_________OBJETIVOS DA PARTICIPAÇÃO DA JUVENTUDE NO CONGRESSO:
- Promover o encontro e o intercâmbio entre jovens que atuam na área socioambiental nos diferentes países de língua portuguesa e galega.
- Potencializar a articulação em rede destes jovens, suas organizações, coletivos e outras redes, como forma de facilitar a comunicação e o diálogo entre todos (as);
- Avançar na discussão do tema “Juventude e Meio Ambiente” no contexto da Educação Ambiental dos países lusófonos.
- Traçar estratégias de cooperação internacional entre os países de língua portuguesa e Galícia, no campo da educação Ambiental, com vistas a fortalecer as ações desenvolvidas pelos jovens.
________ASPECTOS METODOLÓGICOS DE PARTICIPAÇÃO DA JUVENTUDE:
O Encontro Lusófono da Juventude pelo Meio Ambiente terá como proposta a inter-relação dos jovens no Congresso, de forma, que os mesmos possam ser receptores e pró-ativos quanto à inserção de ações que contemple o universo da juventude dentro do Grupo dos Pontos Focais, seguindo os seguintes pontos de articulações:
a) Inserção de momentos na programação abertos a todas(os) os participantes com a temática “Juventude e Meio Ambiente”;
b) Inserção de momentos na programação exclusivos às Juventudes;
Em ambos, a proposta é focar os diálogos e discussões nos seguintes temas, sempre buscando a socialização destes tópicos à luz das realidades de cada país:
Educação Ambiental:
Qual a situação da EA em cada país, em termos de institucionalização, políticas públicas, participação e controle social, envolvimento das juventudes, financiamento, etc.
Raça, Etnia e Gênero:
Visão sobre os valores étnicos, raciais e de gênero tem como ponto de partida o auto-conhecimento pessoal e social dos jovens no processo de elaboração de proposta de intervenção sócio-comunitária, respeitando sua diversidade com vista a discutir a singularidade e pluralidade para a valorização cultural local e entendimento de contexto.
Economia Solidária:
A organização dos Grupos, CJs e Redes de “Juventudes" já são práticas associativistas. Para tanto, a pedagogia do construtivismo torna-se um caminho importante ao aprimoramento e fortalecimento de redes sustentáveis que busquem a emancipação econômica do contexto local baseado no comércio justo e na economia solidária, dando crédito aos ativos socioambientais e econômicos;
Políticas Publicas de/para/com as Juventudes:
Ampliar o entendimento sobre o tema visando fortalecer os processo de implantação e avaliação de políticas de Juventude & EA nos países.
Educomunicação:
Ferramenta usada para a integração, disseminação e compreensão para o fortalecimento de laços e promoção de encontros de ideais a serem compartilhadas com diversos contextos de juventudes.
____________PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DA JUVENTUDE:
- Promover o encontro e o intercâmbio entre jovens que atuam na área socioambiental nos diferentes países de língua portuguesa e galega.
- Potencializar a articulação em rede destes jovens, suas organizações, coletivos e outras redes, como forma de facilitar a comunicação e o diálogo entre todos (as);
- Avançar na discussão do tema “Juventude e Meio Ambiente” no contexto da Educação Ambiental dos países lusófonos.
- Traçar estratégias de cooperação internacional entre os países de língua portuguesa e Galícia, no campo da educação Ambiental, com vistas a fortalecer as ações desenvolvidas pelos jovens.
________ASPECTOS METODOLÓGICOS DE PARTICIPAÇÃO DA JUVENTUDE:
O Encontro Lusófono da Juventude pelo Meio Ambiente terá como proposta a inter-relação dos jovens no Congresso, de forma, que os mesmos possam ser receptores e pró-ativos quanto à inserção de ações que contemple o universo da juventude dentro do Grupo dos Pontos Focais, seguindo os seguintes pontos de articulações:
a) Inserção de momentos na programação abertos a todas(os) os participantes com a temática “Juventude e Meio Ambiente”;
b) Inserção de momentos na programação exclusivos às Juventudes;
Em ambos, a proposta é focar os diálogos e discussões nos seguintes temas, sempre buscando a socialização destes tópicos à luz das realidades de cada país:
Educação Ambiental:
Qual a situação da EA em cada país, em termos de institucionalização, políticas públicas, participação e controle social, envolvimento das juventudes, financiamento, etc.
Raça, Etnia e Gênero:
Visão sobre os valores étnicos, raciais e de gênero tem como ponto de partida o auto-conhecimento pessoal e social dos jovens no processo de elaboração de proposta de intervenção sócio-comunitária, respeitando sua diversidade com vista a discutir a singularidade e pluralidade para a valorização cultural local e entendimento de contexto.
Economia Solidária:
A organização dos Grupos, CJs e Redes de “Juventudes" já são práticas associativistas. Para tanto, a pedagogia do construtivismo torna-se um caminho importante ao aprimoramento e fortalecimento de redes sustentáveis que busquem a emancipação econômica do contexto local baseado no comércio justo e na economia solidária, dando crédito aos ativos socioambientais e econômicos;
Políticas Publicas de/para/com as Juventudes:
Ampliar o entendimento sobre o tema visando fortalecer os processo de implantação e avaliação de políticas de Juventude & EA nos países.
Educomunicação:
Ferramenta usada para a integração, disseminação e compreensão para o fortalecimento de laços e promoção de encontros de ideais a serem compartilhadas com diversos contextos de juventudes.
____________PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DA JUVENTUDE:
2a f (24/9)
11:00 Roda da Xuventude Lusófona e Galega
11:00 Roda da Xuventude Lusófona e Galega
3a f (25/9)
20:00 Diálogos: Juventude e Meio Ambiente:
Apresentação do Vídeo Documentário: Juventude e Meio Ambiente – Reflexões e Conexões Necessárias – II Encontro de Juventude pelo Meio Ambiente da Bahia - Brasil
20:00 Diálogos: Juventude e Meio Ambiente:
Apresentação do Vídeo Documentário: Juventude e Meio Ambiente – Reflexões e Conexões Necessárias – II Encontro de Juventude pelo Meio Ambiente da Bahia - Brasil
4a f (26/9)
15:00 Roda de Diálogos: Juventude e Meio Ambiente:
20:00 Diálogos: Construções Coletivas a Juventude nas políticas publicas.
20:00 Diálogos: Construções Coletivas a Juventude nas políticas publicas.
5a f (27/9)
15:00 Diálogos: Juventude em Redes.
18:30 Diálogos: Apresentação da Carta da Juventude para o Grupo Pontos Focais
15:00 Diálogos: Juventude em Redes.
18:30 Diálogos: Apresentação da Carta da Juventude para o Grupo Pontos Focais
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