sexta-feira, julho 20, 2007

Centro de Estudos Africanos

O CEA criado em 1990, é uma das duas instituições de Estudos Africanos do ISCTE, sendo a outra a Área Departamental de Estudos Africanos, nascida em 1997. Este Centro geriu entre 1991/7 o ensino pós-graduado (pós-graduação e Mestrado) de Estudos Africanos do ISCTE e tem, desde então, como principais actividades a investigação, os debates e as publicações. É uma Associação sem fins lucrativos associada ao ISCTE, e Unidade de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O Centro de Estudos Africanos obteve recentemente a classificação de Muito Bom, atribuída por esta instituição.A Área departamental ministra ensino a três níveis:
» Licenciatura em Desenvolvimento e Cooperação (proposta).» Mestrados:
- em "Estudos Africanos - Desenvolvimento Económico e Social em África" - 1ª Edição em 1992 e actualmente na 14ª edição. Tem mais de uma centena de teses defendidas;- em "Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais", a terminar a 2ª edição;- em Planeamento e Avaliação de Projectos de Desenvolvimento (colaboração com o Departamento de Sociologia, igualmente na 2ª edição).» Doutoramento em Estudos Africanos:Programa de Doutoramento com sete teses já discutidas e cerca de três dezenas de Doutorandos inscritos.
Em reuniao realizada em maio de 2007, o CEA se dispôs a ser parceiro do I Congresso de Educaçao Ambiental dos Países Lusófonos e Galicia, auxiliando na divulgaçao e contribuindo na organizaçao do Congresso, com sua excelente experência com os Paises da África, especialmente na Guiné Bissau e Sao Tomé e Principe.

Nenhum comentário: