sábado, dezembro 07, 2013

Madiba, Tata, Mandela... Morre o último grande herói do século XX

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?boletim=1&lang=PT&cod=78998

Direitos Humanos
06.12.2013
Mundo ]
Madiba, Tata, Mandela... Morre o último grande herói do século XX

Mateus Ramos
Adital

"Onde quer que haja pobreza e doença, onde quer que os seres humanos estejam a ser oprimidos, há trabalho a fazer. Após 90 anos de vida, é tempo de novas mãos empreenderem a tarefa. Agora, está nas vossas mãos". A frase de Nelson Mandela, dirigida às milhares de pessoas que se juntaram no Hyde Park, Londres, em junho de 2008, para comemorar os seus 90 anos, reflete bem o legado de vida do Madiba, como foi apelidado carinhosamente pelo povo sul-africano. Uma vida dedicada à luta contra as diferenças sociais, pela vida humana.
Escrever sobre Mandela, falar sobre as coisas mais importantes realizadas por ele é tarefa difícil, sua vida é repleta de lutas e sacrifícios. "Os verdadeiros líderes devem estar dispostos a sacrificar tudo pela liberdade de seu povo”, palavras proferidas por um homem que foi preso, injustamente, por 27 anos, devido à luta contra a segregação racial na África do Sul (Apartheid). Mandela lutou durante toda a sua vida pelos direitos humanos, não somente em seu país, mas em todo mundo.
A morte de Nelson Mandela é chorada não apenas na África do Sul, mas em todo mundo. Mandela é considerado por muitos um herói, seus sacrifícios ocorreram pelo povo africano, mas são exemplos de luta para todos. "Como líder mundial, que se negou a aceitar a injustiça, a coragem de Nelson Mandela contribuiu para mudar todo o nosso mundo. Sua morte deixa um enorme vazio, não só na África do Sul, mas em todo mundo”, afirma Salil Shetty, secretário geral da Anistia Internacional, em nota oficial da entidade.
"Impressionava, esse homem tão excepcional (…). Literalmente, ao vê-lo e ouvi-lo falar, era possível se sentir na presença de uma pessoa muito relevante (…). Tinha um rosto encantador e, quando falava com você, era possível sentir que a pessoa mais importante no momento era justamente você e não ele”, relata, na mesma nota da Anistia Internacional, Louis Blom-Cooper, um dos fundadores da entidade.
A agência de notícias ‘Prensa Latina’ também homenageou o Tata, outro apelido carinhoso de Mandela, divulgando em seu site uma reportagem com o histórico de vida do líder sul-africano, recuperando desde sua vida acadêmica até sua morte. "Figura imensurável, teve a capacidade de estremecer como nunca seu país e deixa como legado um exemplo internacional de dimensões extraordinárias (...). Mandela tinha, entre outras virtudes, a capacidade de fazer certa a palavra levada ao pé da letra”, afirma a Prensa Latina.
Raúl Castro, presidente de Cuba, divulgou uma carta aberta falando de Nelson Mandela. "De Mandela, nunca poderemos falar no passado”, afirma a carta. O presidente cubano ressalta que o Tata será lembrado na eternidade por sua luta contra o apartheid e a favor dos direitos humanos. Outro presidente que se manifestou foi o venezuelano Nicolás Maduro, que decretou luto oficial de três dias no país. "Em homenagem ao gigante Nelson Mandela, decidi, em nome de toda a Venezuela, decretar três dias de luto em toda a pátria de Bolívar e Chávez (...). Nelson Mandela, até a vitória sempre, líder de todos os povos que lutam, desde a Venezuela te enviamos nosso amor”, manifestou Maduro em sua conta no Twitter.
Fatos marcantes
Em 1993, Nelson Mandela recebeu, juntamente com Frederik Willem de Klerk, seu antecessor na presidência e vice no seu mandato, o prêmio Nobel da Paz, pela luta contra o Apartheid na África do Sul. Na ocasião da entrega do prêmio, Mandela discursou: "O valor desse prêmio que dividimos será e deve ser medido pela alegre paz que triunfamos, porque a humanidade comum, que une negros e brancos em uma só raça humana, teria dito a cada um de nós que devemos viver como as crianças do paraíso".
Após longos anos de luta contra a segregação racial, em 19 de maio de 1994, Mandela foi eleito o primeiro presidente democrático sul-africano. Sua eleição foi um marco divisório na história do país, que saiu do regime draconiano para a democracia plena, elegendo o primeiro governante negro; "seu governo seria para reconciliar oprimidos e opressores, uns com os outros e consigo mesmos” disse ele.
Um dos momentos mais emocionantes dessa reconciliação ocorreu em 1995, na final do Mundial de Rúgby, evento em que a África do Sul participava após anos de suspensão devido ao Apartheid. Esporte popular entre os brancos, o Rugby não era espaço para os negros, que se dedicavam ao futebol. Os sul-africanos estavam na final, mas eram considerados azarões diante dos poderosos neozelandeses. Contudo, a África do Sul venceu a partida e o troféu foi entregue por Mandela. A cena do presidente negro entregando a taça de campeão ao capitão branco entrou para a história.
Como ex-presidente, Madiba continuou seu legado de lutas contra as desigualdades e pela paz. Em 1999, assumiu o papel de mediador no processo de paz no Burundi, onde se temia um sangrento conflito armado. Mandela deu mais visibilidade internacional às negociações e conseguiu que, no ano 2000, fosse assinado um acordo de paz. Uma das maiores habilidades de Mandela era seu caráter ponderado e apaziguador, que lhe permitia manter juntos vários setores antagonistas. "Se um ou dois animais se afastam, você vai e os traz de volta ao rebanho, essa é uma importante lição na política”.
Em seus últimos anos de vida, Mandela se afastou da vida pública e ficou mais próximo da família. Em 2007, fundou o The Elders (os anciãos, em inglês), um grupo de líderes mundiais que se reúne em torno de uma agenda humanitária e de promoção da paz.
Nelson Mandela foi o último grande herói vivo do século XX. Ele entra para a história ao lado de personalidades como Gandhi e Martin Luther King Jr., que acreditavam que a igualdade era um sonho possível. Com uma diferença: Mandela teve a oportunidade de viver tempo o suficiente para experimentar o exercício do poder e sentir o gosto de mudar os rumos da história.

Veja a galeria de imagens selecionadas pelo Resumen Latino-americano:
Foto: Resumen Latino-americano
Em 1950, Mandela foi boxeador

Foto: Resumen Latino-americano
Em 1951.

Foto: Resumen Latino-americano
Foto do casamento com sua primeira esposa, Winnie Madikizela

Foto: Resumen Latino-americano
Com Winnie, após ter cumprido 27 anos de prisão

Foto: Resumen Latino-americano
Fevereiro 1991

Foto: Resumen Latino-americano
Recém saído da prisão

Foto: Resumen Latino-americano
Em Londres, junto a uma réplica sua

Foto: Resumen Latino-americano
No casamento de sua filha, Zinzi Mandela (outubro de 1992)

Foto: Resumen Latino-americano
Em dezembro de 1993, com Frederik de Klerk, recebendo o Nobel da Paz

Foto: Resumen Latino-americano
Maio de 1994, Mandela se torna presidente da África do Sul

Foto: Resumen Latino-americano
Em seu aniversário de 85 anos, com sua última esposa, Graca Marchal

Foto: Resumen Latino-americano
Em 2004, levando a tocha olímpica

Foto: Resumen Latino-americano
Adeus, inesquecível Madiba

Nenhum comentário: