quinta-feira, abril 28, 2016

Video Tatu tu tá II - Tráfico de Animais Silvestres

Veja mais um vídeo que integra o material do projeto Liberdade & Saúde - animais silvestres livres: pessoas saudáveis. O projeto é executado pelo IBAMA-PI, sendo coordenado pelos Médicos Veterinários Fabiano Pessoa e Sandovaldo Moura.




O projeto busca promover a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e prevenção de suas zoonoses através da integração entre o IBAMA-PI e o sistema educacional público e privado de ensino. Os educadores, durante os cursos, recebem o material elaborado pela equipe do IBAMA-PI (gibi Liberdade & saúde, cd cantando por liberdade, joguinhos, cartazes, vídeos e cd contendo as palestras e as músicas animadas em power point). Assim, o projeto parte do pressuposto que essa informação chegará aos alunos e, por meio desses, aos seus familiares e amigos, os quais, conscientes dos malefícios do tráfico, não comprarão animais silvestres ilegais. Consequentemente, não serão cúmplices nas crueldades praticadas durante a sua captura e transporte. Além disso, não se exporão às zoonoses silvestres, resultando em ganhos econômicos e ambientais.

contatos:sandovaldo@yahoo.com.br; fabiano.pessoa@hotmail.com

Ficha técnica: Letra - Sandovaldo Moura, Música - Messias Messina, Intérprete - Darlene Viana, Backing Vocals: Anne Holanda e Sabrina Alcântara,Vídeo - Sandovaldo Moura.

terça-feira, abril 26, 2016

DGS lança Manual de Alimentação Vegetariana em Idade Escolar


A Direção-Geral da Saúde (DGS) lança, pela primeira vez, um manual dedicado à alimentação vegetariana em idade escolar, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. 

Pretende-se que esta seja «uma forma de contribuir para o conhecimento dos profissionais de saúde e da população em geral, evitando erros e desinformação a que muitas vezes este tema é associado». 

Desta forma, a obra pretende «divulgar cuidados base essenciais a ter na adoção de um padrão alimentar vegetariano por parte de famílias onde existam crianças em idade escolar e seus riscos e vantagens», informa no seu portal a DGS. 

Na publicação sugere-se que seja possível produzir refeições vegetarianas muito diversificadas recorrendo a produtos vegetais nacionais, sazonais e de proximidade, muitos deles enquadrados na tradição mediterrânica e promovendo a agricultura nacional e os seus produtos vegetais de qualidade. 

A publicação, que pode ser consultada aqui na íntegra, foi elaborada por uma equipa multidisciplinar onde se incluem pediatras e nutricionistas com experiência na área. 

segunda-feira, abril 04, 2016

VIII CONGRESSO APDEA – II ENCONTRO LUSÓFONO ECONOMIA, SOCIOLOGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL



VIII CONGRESSO APDEA – II ENCONTRO LUSÓFONO ECONOMIA,
SOCIOLOGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL

Coimbra, 7 a 9 de Setembro de 2016

Prémios

PRÉMIO MELHOR PAPER
APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária) em associação com a AGRO.GES (Sociedade de Estudos e Projectos) atribuirá um prémio de 700 Euros ao melhor paper submetido por membros da APDEA ao Congresso ESADR 2016 em qualquer dos tópicos do congresso (excluindo-se painéis temáticos) com relevância nos domínios da Economia Agrária, Alimentar e dos Recursos Naturais, bem como do Desenvolvimento Rural ou Regional.

PRÉMIO MELHOR PAPER JÚNIOR
APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária) em associação com a AGRO.GES (Sociedade de Estudos e Projectos) atribuirá um prémio de 400 Euros ao melhor paper júnior submetido por membros da APDEA ao Congresso ESADR 2016 em qualquer dos tópicos do congresso (excluindo-se painéis temáticos)
Participação no Prémio Melhor Paper Júnior exclui automaticamente a participação no Prémio Melhor Paper.
É condição de elegibilidade para Prémio Melhor Paper Júnior o primeiro autor da comunicação ser um doutorando, ou, sendo doutorado, ter obtido o grau há dois ou menos anos. Todos os candidatos têm que estar inscritos no Congresso.
A data-limite para a submissão dos papers é 30 de junho de 2016.
Se tiver alguma dúvida contacte-nos por favor através de: esadr2016@uevora.pt

MELHOR POSTER
A Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA) em associação com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Coimbra (CCA) atribuirá um prémio de 150 Euros ao Melhor Poster.
Todos os posters aceites para apresentação no congresso, e efetivamente apresentados, serão elegíveis para o Prémio Melhor Poster.