Agenda 21 promoverá debates durante 9a edição do Forum Social Mundial
A Agenda 21 realiza uma série de debates nesta quinta-feira (29), durante a 9ª edição do Fórum Social Mundial, em Belém (PA), para promover as Agendas 21 Locais, divulgar o Plano Nacional sobre Mudança do Clima e avaliar os resultados obtidos pelos países do Mercosul com a Agenda 21.
Às 8h30, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, abrirá o seminário internacional Mudanças Climáticas: desafios atuais da Agenda 21 a ser realizado no auditório Guamá da Universidade Federal do Pará. O seminário contará também com a participação do escritor e professor da Universidade de Nova Delhi Vinod Raina; do presidente do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, professor Luiz Pinguelli Rosa; e do jornalista e debatedor André Trigueiro.
Às 10h45, no Painel 1, a diretora do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Sérgia de Souza Oliveira - representando a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Suzana Kahn -, vai apresentar o Plano Nacional sobre Mudança do Clima. No Painel será discutido o Compromisso pela Sustentabilidade no mundo globalizado. Também participam dos debates a diretora do programa Chile Sustentável, Sara Larrain; o representante da Comunidade da Língua Portuguesa Arlindo Carvalho; e o membro da Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Rubens Harry Born.
Já a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Samyra Crespo, participa da mesa-redonda Agenda 21: a caminho da Rio + 20, que avaliará os resultados das Agendas 21 nos países do Mercosul. Também durante a mesa-redonda será criado um grupo de trabalho para identificar os resultados das experiências das Agendas 21 na promoção do desenvolvimento sustentável, para a Conferência Rio 2012, que acontecerá 20 anos depois da reunião Rio-92. Nela, representantes de 179 países se reuniram no Rio de Janeiro para debater meio ambiente resultando no documento Agenda 21 Global, com 40 capítulos contendo ações para a construção de uma sociedade sustentável.
Participam da mesa o gerente de Comunicação da Petrobras Agenda 21, Gilberto Puig Maldonado; as representantes da Rede de Agendas 21 da Argentina Maria Gimena Garrofe e da França Marie Stutz; e as representante da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais Kathryn Kintzele e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) Cristina Montenegro.
Na sexta-feira (30), às 8h30, o ministro Carlos Minc participará de uma exposição seguida de debate no seminário Amazônia: Soberania e Desenvolvimento da Fundação Perseu Abramo, e, em seguida, do seminário Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.
A organização do Fórum Social Mundial espera mais de 100 mil pessoas e 5.680 organizações em Belém do Pará entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro. No evento, a sociedade civil organizada em movimentos sociais, povos tradicionais, ONGs, sindicatos e grupos religiosos de mais de 150 países de todos os continentes estará reunida para discutir o meio ambiente, a crise econômica mundial, as mudanças climáticas e as alternativas aos modelos de desenvolvimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Brasil
2 comentários:
Um abraço a todos que ajudam a melhorar o meio ambiente. Parabéns por este blogue.
http://ecolearnportugal.blogspot.com/
http://ecolearn2008.googlepages.com/
Victor
Um abraço a todos que ajudam a melhorar o meio ambiente. Parabéns por este blogue.
http://ecolearnportugal.blogspot.com/
http://ecolearn2008.googlepages.com/
Victor
Postar um comentário