sexta-feira, março 28, 2008

II Oficina Nacional de Coletivos Educadores do FNMA

será transmitida ao vivo pela internet

O Departamento de Educação Ambiental realizará entre os dias 30/03 a 02/04, em Nova Iguaçu, RJ, a II Oficina Nacional de Coletivos Educadores selecionados pelo edital do FNMA 05/2005 (21 projetos para constituição de Coletivos em todo o país). Coletivos Educadores são grupos formados por instituições que trabalham com educação ambiental, educação popular, meio ambiente e áreas afins que se unem para elaborar uma proposta integrada de educação ambiental no território. Os Coletivos visam a articulação de políticas públicas, reflexão crítica acerca da problemática socioambiental e formação de educadores ambientais para intervirem no seu território, na sua região, no seu município.. A oficina tem como objetivo a troca de experiências entre os Coletivos, avaliação da primeira fase do projeto (articulação institucional do Coletivo e elaboração do Projeto Político Pedagógico) e aprofundamento conceitual e prático dos 4 processos formativos que serão trabalhados na 2ª fase: formação de educadores ambientais, educação através de estruturas educadoras, educação através de foros e colegiados e educomunicação.

A oficina será transmitida ao vivo pela internet no canal EA.NET - Canal de Educação Ambiental na Internet (www.canal-ea.net). O EA.NET é uma realização da Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea) que conta com a parceria do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental .

O Canal fará a Transmissão ao vivo da seguinte programação:

30/03

9:00h às 10:00h - Apresentação da programação da oficina e panorama dos Coletivos

10:00h às 12:00h- 1º Roda de partilha dos Coletivos Educadores: articulação e mapeamento socioambiental

13:00h às 14:00h- Apresentação do FNMA sobre convênios dos Coletivos

14:00h às 16:00h- Roda de Partilha dos Coletivos Educadores: cardápio e arquitetura de capilaridade

31/03

8:30h às 10:00h - Apresentação dos Grupos de Trabalho e debate

10:00h às 12:00h- 3º Roda de Partilha dos Coletivos Educadores: comunidade de aprendizagem e intervenção

13:00h às 18:00h - Discussão sobre a Política Publica de Coletivos Educadores

Avaliação e encaminhamentos

01/04

8:30h às 10:30hEducomunicação: Exposição dialogada

Compreendendo a Educomunicação- Ismar Soares (NCE/ECA-USP)
Educomunicação Socioambiental - Francisco de Assis Morais (DEA/MMA)

10:30h às 12:30h - Roda de Partilha: Práticas e experiências educomuncativas

Após cada roda de partilha, haverá um debate onde o publico poderá enviar suas perguntas para os integrantes da roda. Assista e participe!

2 comentários:

Home Theater disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Home Theater, I hope you enjoy. The address is http://home-theater-brasil.blogspot.com. A hug.

Isabel Georgina Patronis Domínguez disse...

Com as mudanças da Diretoria do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e o risco de descontinuidade de importantes políticas que vinham sendo implementadas com reconhecida aceitação, Educadoras/es Ambientais se manifestam pela continuidade da Política Pública que incentiva e apóia os Coletivos Educadores, Salas Verdes, Enraizamento, Conferências de Meio Ambiente (adulto e infanto-juvenil) , Redes, CIEAs, Com-Vidas e programas e projetos locais diversificados!

http://www.pnetpeti coes.pt/coletivo seducadores/

Este documento foi construído coletivamente e será entregue à nova Direção do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente – DEA/MMA

Ajude a promover essa manifestação, reenviando esta mensagem para outras listas, blogs e fóruns

Cordialmente,