quinta-feira, março 06, 2014

Greenpeace funda novo país em território não reconhecido pelo Chile

adital


Greenpeace funda novo país em território não reconhecido pelo Chile
Adital
O objetivo é pressionar o Estado chileno a reconhecer legalmente a área e criar lei de proteção ambiental
Uma nova nação acaba de ser fundada na América do Sul. Denominado República Glacial, o mais recente país foi fundado pela organização global de proteção ao meio ambiente Greenpeace numa superfície chilena constituída de enormes geleiras. A área é considerada a grande reserva natural de água para o futuro do Chile.
A criação do novo país só foi possível por uma lacuna na legislação, uma vez que o Estado chileno não reconhece as massas de gelo como parte de sua soberania nem menciona a zona em sua Constituição ou no Código de Águas do país. Isso resulta na vulnerabilidade da área, atualmente explorada por empresas mineradoras, afetando gravemente o ecossistema do país.
Com essa ação, o Greenpeace busca o reconhecimento das geleiras como bem público chileno e o estabelecimento de sua proteção através de uma lei que evite qualquer tipo de ameaça ambiental. "Quando isso ocorrer, a República Glacial e seus cidadãos devolverão as geleiras ao Estado do Chile", assegura o diretor da organização no país, Matías Asún.

O que deve ser regularizado
Segundo o Greenpeace, uma lei para o local deve definir e estabelecer uma figura legal para as geleiras na Constituição chilena, que as converta em bens nacionais de uso público, além de definir que representam reservas estratégicas de água em estado sólido.
Para a organização, é necessário ainda que sejam incluídos na lei os diferentes tipos de geleiras e de ambientes glaciais, precisar as atividades permitidas na zona e estruturar um cronograma de transição para empreendimentos e atividades que hoje se desenvolvem na área, se adequando a uma nova normativa.
Sobre o novo país
A República Glacial é um país onde qualquer pessoa pode ser cidadã. Seu território de 23 mil km2 é compreendido de todas as geleiras que estão em solo chileno, o equivalente a 82% de todas as massas de gelo da América do Sul.
A zona é considerada a maior reserva natural de água do país e sua destruição, dentre outros fatores, tem provocado escassez hídrica em algumas comunidades. As geleiras são milenares e permitem diversos benefícios ecossistêmicos. Entre eles estão: a manutenção de caudais em períodos de seca, o regular volume de água em rios, além da regularização do clima.

Nenhum comentário: