terça-feira, dezembro 24, 2013

As 10 melhores imagens de 2013

o eco
http://www.oeco.org.br/capas/27879-as-10-melhores-imagens-de-2013


As 10 melhores imagens de 2013
((o))eco - 23/12/13

Todos os meses, aqui no ((o))eco, buscamos apresentar aos nossos leitores não apenas belas imagens, mas registros que tragam boas histórias, alertas e curiosidades sobre o meio ambiente. A seguir, uma seleção das imagens mais populares de 2013 entre nossos leitores. Confira!

Em meio à sujeira, o pescador de lixo busca garrafas PET e latas de alumínios. Esta foto foi tirada no igarapé próximo ao bairro de Educandos, em Manaus, pelo repórter ((o))eco Vandré Fonseca. Durante o período de cheia, o lixo acumulado fica todo boiando nos igarapés.

No meio do Pantanal, a revoada de um bando de periquitos príncipe negros (Nandayus nenday) foi registrada pelo fotógrafo Palê Zuppani. Veja o ensaio completo em Registro da fauna pantaneira feito para ((o))eco em março/2011.

O Brasil possui várias espécies de orquídeas ameaçadas de extinção. Na foto do botânico Cláudio Nicoletti de Fraga, vemos a orquídea Cattleya schilleriana. Suas flores são deliciosamente perfumadas e apresentam um forte alto. Talvez a característica mais impressionante seja a coloração dos lábios, que são brancos com detalhes magenta. O Projeto Cores, criado pelo botânico, buscou conhecer mais sobre essas belas espécies, além de desenvolver técnicas para recuperação e conservação de orquídeas em seu habitat natural.

Em 2008 o fotógrafo Carlos Secchin expôs no Jardim Botânico do Rio de Janeiro a exposição “Efêmeras florações”, onde registrou a curta floração de belíssimas plantas do cerrado brasileiro. Inspirado nas técnicas da botânica inglesa Margareth Mee, ele fez um tratamento gráfico especial para cada imagem. A foto acima é de uma Flor-do-cerrado (Calliandra dysantha), também conhecida popularmente como ciganinha, esponjinha e flor de caboclo. É considerada a flor símbolo do cerrado. Veja mais fotos da exposição.

vencedora-concurso-vanessa-emidio
Esta linda tataré (Chloroleucon tortum) foi clicada na cidade paulista de Lorena por nossa leitora Vanessa Emidio. A foto foi escolhida a vencedora do concurso #diadaarvoredoeco de 2013. Como bem disse Vanessa, não tem olhos que passem despercebidos por ela. A Tataré, também conhecida como Angico-branco ou Vinhático-de-espinho, é uma espinhenta árvore da família das Fabaceae que pode atingir 12 metros de altura.

fotodia-pescador-lixo-250613
Infelizmente o Rio de Janeiro tem servido de cenário para diversos dramas ecológicos, retratados por Custódio Coimbra, fotógrafo de O Globo, em importantes reportagens sobre a degradação de Sepetiba, Ilha Grande, Guapimirim e a Baía de Guanabara. Em Rio Cidade Água, trabalho permanentemente inacabado, ele explora as lagoas, baías e praias do Rio. Veja parte deste trabalho na galeria "Custódio Coimbra e a arte de um grande fotojornalista".

sonda Cassini é a primeira sonda construída pelo homem a orbitar o planeta Saturno. No dia 19 de julho de 2013 a sonda enviou de volta uma rara imagem. Aquele pontinho mais brilhante, logo abaixo dos anéis, é o planeta Terra. Distante 1.44 bilhão de quilômetros, nossa casa está tão longe que apenas a presença de Saturno, bloqueando a luminosidade do Sol, permitiu que a sonda apontasse seus sensores em nossa direção.

No Everglades National Park. À esquerda, podendo chegar de 5 a 7 metros e comprimento e podendo pesar 90Kg, a píton birmanesa (Python bivittatus), uma das seis maiores espécies de cobras no planeta. À direita, com cerca de 4 metros e 450 kg, o jacaré-americano (Alligator mississippiensis) típico dos pântanos do sul dos Estados Unidos.  A foto de Lori Oberhofer captura a tensão do momento, mas deixa no ar quem sairá vencedor.

fotodia-lut-desert-250713
Eleito por cinco anos consecutivos como o lugar mais quente do mundo, Dasht-e Lut -- também conhecido como o Deserto de Lut -- é um grande deserto de sal no sudeste da província de Kerman, no Irã. Na superfície arenosa deste deserto tem sido medidas temperaturas tão elevadas como 70,7°C. Um verdadeiro Inferno como apontou um de nossos leitores. 

A imagem mais popular de 2013! Capturada pelo biólogo Pablo Souza em Pedra Grande/RN para o site WikiAves - A Enciclopédia de Aves do Brasil (www.wikiaves.com.br), mostra a fata de sorte de um gavião-carijó (Rupornis magnirostris) ao encontrar o seu predador, a jibóia (Boa constrictor).

Nenhum comentário: