terça-feira, novembro 05, 2013

Próximo relatório do IPCC alertará que mudanças climáticas já afetam produção de alimentos

IHU
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/525314-proximo-relatorio-do-ipcc-alertara-que-mudancas-climaticas-ja-afetam-producao-de-alimentos

Próximo relatório do IPCC alertará que mudanças climáticas já afetam produção de alimentos

Previsto para ser divulgado oficialmente em março de 2014, o relatório do Grupo de Trabalho II do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) teve parte de seu conteúdo vazado na última semana, com os principais jornais do mundo dando destaque para as novas revelações.
A reportagem é de Fabiano Ávila e publicada pelo Instituto CarbonoBrasil, 04-11-2013.
O Grupo de Trabalho II é responsável por coletar e analisar estudos disponíveis na literatura científica sobre os “Impactos da Mudança Climática, Adaptação e Vulnerabilidade”, assim seu papel é descrever como o planeta está se transformando devido ao aumento das temperaturas.
De acordo com o New York Times, o novo relatório afirmará que o fornecimento de alimentos já está sendo prejudicado pelas mudanças climáticas, e que nas próximas décadas veremos os preços aumentarem devido aos maiores custos de produção, para compensar os efeitos climáticos, e à maior demanda, já que a população mundial seguirá crescendo.
Ainda de acordo com o jornal, o aquecimento global deve reduzir a produção agrícola em 2% por década até 2100. Já a demanda por alimentos deve aumentar 14% a cada dez anos, com a população mundial chegando a 9,6 bilhões em 2050.
O relatório deverá destacar que “os países tropicais enfrentarão os maiores riscos, já que a projeção de impactos é maior do que a de capacidade de adaptação e também devido às altas taxas de pobreza.”
A agência de notícias Associated Press também divulgou dados do documento, apontando que a fome deve aumentar especialmente nas nações mais pobres, devido às variações nos padrões de chuva, e que agricultores irão à falência pelo mesmo motivo.  
“A interferência humana no sistema climático está ocorrendo e a mudança climática é um risco para os sistemas humanos e naturais”, afirma o documento visto pela Associated Press. O porta-voz do IPCC, Jonathan Lynn, não negou a autenticidade do material, mas disse se tratar de um trabalho em andamento e que as informações podem mudar até a data de publicação.
O Painel divulgou em setembro o relatório do Grupo de Trabalho I, responsável pela “Base Científica da Mudança Climática”. Em suas mais de mil páginas, o documento revelou que é de 95% a confiança de que as atividades humanas são o principal fator por trás do aquecimento global.
O Grupo de Trabalho III, encarregado da “Mitigação da Mudança Climática”, deverá apresentar seu relatório em abril de 2014.
O grande documento síntese desses três relatórios será a Quinta Avaliação do IPCC (IPCC Fifth Assessment Report - AR5), que deve ser divulgado durante a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no final do ano que vem em Lima, no Peru (COP 20). 

Nenhum comentário: