terça-feira, agosto 04, 2009

Senadora Marina Silva no VI Fórum de EA faz referência à cooperação nos países CPLP

Entre os dias 22 e 25 de julho aconteceu no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, o VI Fórum de Educação Ambiental.

O Fórum é um evento de âmbito nacional que se constitui no grande encontro dedicado a esta temática no Brasil. Atualmente sob a responsabilidade da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), coletivo que reúne os educadores ambientais do país, os fóruns vêm se consolidando como um espaço de destaque que congrega e articula os mais diversos atores e segmentos da Educação Ambiental (EA).

Nele ocorreram encontros importantes como o Encontro Comunitário de Educação Ambiental, organizado pela Federação de Associações de Moradores e a Associação de Favelas do RJ, o Encontro das Salas Verdes, o Encontro de Coletivos Educadores e o Encontro dos representantes da sociedade civil nos Colegiados do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). O Fórum também contou com o apoio da ABRACO – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias que transmitiu ao vivo do Fórum para cerca de 100 rádios comunitárias.

O Fórum se configura como um espaço de diálogo entre a REBEA e demais redes ambientais, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, Rede da Juventude pelo Meio Ambiente, Rede de Justiça Ambiental, Rede Ecossocialista, Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), Rede de Educomunicação Ambiental (REBECA), Fórum Brasileiro de ONG's e Movimentos Sociais, APEDEMA-RJ.

Integrantes dos Colegiados Ambientais do SISNAMA, das Comissões Organizadores Estaduais da Conferência Nacional de Meio Ambiente e Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente organizaram atividades e educadores ambientais de Angola e da América Latina estiveram presentes.

No evento a ex-Ministra do Meio Ambiente e atual Senadora Marina Silva fez menção à cooperação do Brasil com Angola, bilateralmente, e com os demais países de língua portuguesa, apontando a educação como fator chave da transformação sociocultural que poderá contribuir para alterar o atual modelo civilizacional predatório.

Sugere-se a consulta de seu pronunciamento na íntegra, seguindo o link 'artigos' em:

http://www.senado.gov.br/web/senador/marinasi/detalha_artigo.asp?data=22/07/2009&codigo=1814


Boa leitura!


Fontes:

http://forumearebea.org/texto-de-divulgacao-o-que-e-o-vi-forum-brasileiro-de-educacao-ambiental/

http://www.senado.gov.br/web/senador/marinasi/lista_artigos.asp

Nenhum comentário: